Doutor Responde
Login

Policitemia Vera

Descrição

Transtorno mieloproliferativo de etiologia desconhecida, caracterizado por proliferação anormal de todos os elementos da medula óssea hematopoiética e um aumento absoluto na massa das células vermelhas e volume sanguíneo total, associado frequentemente com esplenomegalia, leucocitose e trombocitemia. A hematopoiese é também reativa em sítios extramedulares (fígado e baço). Com o tempo, ocorre mielofibrose.

Também conhecido como

Doença de Osler-Vasquez - Eritremia

Ver mais

Perguntas respondidas

A policitemia Vera é descrita ainda por alguns médicos como uma doença comum, sem ser câncer. Por que a maioria insiste em tratá-la como câncer?
  • Porque ela efetivamente É uma neoplasia (câncer) hematológica.

     

    "As síndromes mieloproliferativas crônicas, atualmente denominadas neoplasias mieloproliferativas (NMP), de acordo com a 4ª. edição da classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), são doenças clonais de célula-tronco hematopoética, nas quais há a proliferação aumentada de uma ou mais das séries mieloides (granulocítica, eritrocítica, megacariocítica ou mastocítica) com maturação eficaz. A progressão de todas é caracterizada por fibrose medular ou transformação leucêmica. Pela classificação da OMS, as NMP incluem: leucemia mieloide crônica (LMC), policitemia vera (PV), mielofibrose idiopática crônica (MF), trombocitemia essencial (TE), leucemia neutrofílica crônica (LNC), leucemia eosinofílica crônica não especificada(LEC), mastocitose (M) e neoplasia mieloproliferativa inclassificável (NMI)."

    Rev. Bras. Hematol. Hemoter. 32 (4) " 2010

    0
    Dr. Alexandre Mello de Azevedo
    Dr. Alexandre Mello de Azevedo
    Hematologia E Hemoterapia
    Rio de Janeiro / RJ
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br